Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa
A Arte-Educadora Ana Mae Barbosa é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. A Abordagem Triangular foi sistematizada no Museu de Arte Contemporâneo da USP, quando Ana Mae atuava como diretora. Essa abordagem é a base para a maioria dos programas de ensino de Arte-educação no Brasil, por englobar vários aspectos de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo, entre eles estão: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte); Fazer artístico (o fazer). Os três elementos são abordados juntos, não precisam necessariamente acontecer em momentos separados, sendo essenciais para que tenha um aprendizado
significativo na área das artes.
Essa tríplice permite o aluno compreender uma obra de arte, analisando em que contexto histórico foi produzida comparando com a atualidade. Para Ana Mae o processo de ensino-aprendizagem em Arte-educação devem ser pensadas com objetivo de desenvolver a cognição dos alunos, incentivando a criatividade, a reflexão crítica, preparando os alunos para enfrentarem o mundo.
Por que falar da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa hoje?
Em nosso país, uns dos maiores problemas da educação é a alfabetização, isto é, há a necessidade urgente de se enfatizar a leitura de palavras, gestos, ações, imagens, prioridades, desejos, expectativas. Como sucinta Barbosa: "Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização pela leitura da imagem é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora". (BARBOSA, 1995).
"A arte é vida, criação, prazer, emoção, enfim, é um diálogo mágico e encantador que está dentro de si e com os outros" (SCOPEL, 2014).
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1995;
BARBOSA Bastos, Ana Amália; Releitura, citação, apropriação ou o quê? Capítulo 5 – Arte/Educação Contemporânea; Ana Mae Barbosa. Cortez: SP, 2005.
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