sábado, 26 de abril de 2014

Tecnologia e Educação: o uso dos celulares em sala de aula

Apesar de ainda haver alguma resistência aqui ou ali, os governos de todo o mundo estão cada vez mais atentos sobre a necessidade de se colocar as tecnologias móveis, como celulares e tablets, a serviço da educação. 




Apesar de ainda haver resistência ao uso de celulares em sala de aula, a Unesco acredita que os aparelhos podem sim auxiliar no processo de aprendizado. Especialistas da Unesco lançaram um guia, apresentado em Paris que traz 10 recomendações para ajudar governos a inserir o uso de celulares em escola. Além disso, no documento estão 13 motivos para fazer dos aparelhos aliados da educação.

As TIC's na Educação

 

LIVRO SOBRE TIC's


Título: TECNOLOGIAS QUE EDUCAM
Ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação
Autores: Fábio Câmara Araújo de Carvalho e Gregorio Bittar Ivanoff
Editora: Pearson

Este livro é um guia que apresenta de uma forma clara e precisa os recursos das TIC's para os professores que desejam incorporá-las em sua prática de aula.
Dentre os diversos assuntos, destaco o uso das ferramentas da internet, sistemas e programas, construção de conteúdos, ambientes educacionais e uma infinidade de temas relacionados ao processo ensino/aprendizagem.

Acesse o site da editora:
Editora Pearson
Acesse também o ambiente on-line do livro:
Livro on-line

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Título: TECNOLOGIAS E CURRÍCULO: TRAJETÓRIAS CONVERGENTES OU DIVERGENTES?
Autores: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente
Editora: Paulus

O livro é uma explicação de como integrar as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) ao currículo, uma questão que ainda deixam muitos gestores, coordenadores e professores em dúvida.
Não é apenas usar as tecnologias como disciplinas e sim usá-las como ferramentas do aprendizado. O livro aborda questões importantes da educação, da prática pedagógica e da realidade das escolas na aplicação das TDIC.

Acesse o site da editora:
Editora Paulus

 



 


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa



A Arte-Educadora Ana Mae Barbosa é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. A Abordagem Triangular foi sistematizada no Museu de Arte Contemporâneo da USP, quando Ana Mae atuava como diretora.  Essa abordagem é a base para a maioria dos programas de ensino de Arte-educação no Brasil, por englobar vários aspectos de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo, entre eles estão: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte); Fazer artístico (o fazer)Os três elementos são abordados juntos, não precisam necessariamente acontecer em momentos separados, sendo essenciais para que tenha um aprendizado significativo na área das artes.




Essa tríplice permite o aluno compreender uma obra de arte, analisando em que contexto histórico foi produzida comparando com a atualidade. Para Ana Mae o processo de ensino-aprendizagem em Arte-educação devem ser pensadas com objetivo de desenvolver a cognição dos alunos, incentivando a criatividade, a reflexão crítica, preparando os alunos para enfrentarem o mundo.

Por que falar da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa hoje? 

Em nosso país, uns dos maiores problemas da educação é a alfabetização, isto é, há a necessidade urgente de se enfatizar a leitura de palavras, gestos, ações, imagens, prioridades, desejos, expectativas. Como sucinta Barbosa: "Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização pela leitura da imagem é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora". (BARBOSA, 1995).


"A arte é vida, criação, prazer, emoção, enfim, é um diálogo mágico e encantador que está dentro de si e com os outros" (SCOPEL, 2014).


BARBOSA, Ana Mae. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1995;

BARBOSA Bastos, Ana Amália; Releitura, citação, apropriação ou o quê? Capítulo 5 – Arte/Educação Contemporânea; Ana Mae Barbosa. Cortez: SP, 2005.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Fotos diversas - Fotos de paisagens da natureza


Como é lindo, Senhor, poder enxergar com estes olhos que me destes, poder sentir a natureza entrando pelos meus poros, me envolvendo e dizer:
"Deus existe, olhai e vede a lua cheia ou minguante, o sol forte ou fraco, as árvores, com suas folhas embaladas pelo vento, vento esse que nos refresca e embeleza ainda mais as coisas que movimenta. E as águas? Ah! as águas, tão frescas, tão poderosas e tão necessárias à vida."
Vida, resumo da natureza!
Olhai e bendizei a natureza pois ela, é muito mais importante do que tudo que estais acostumados a admirar e comprar.